O Blog do Maldine Vieira recebeu denúncia que um grupo de vereadores da capital destinaram emendas a um instituto com sede ‘fantasma’.

A entidade começou receber recursos oriundo das emendas em 2016, conforme aponta dados do portal da transparência da prefeitura de São Luís.

Segundo levantamento feito pelo Blog, os vereadores que destinaram as cifras são: vereador Gutemberg, vereador Nato, vereador Gaguinho, vereadora Fátima Araújo, vereador Raimundo Penha, vereador Umbelino Junior, vereador Paulo Victor, vereador Estevão Aragão, vereador Basileu Barros e vereador Pereirinha.

Os valores vão de 50$ à 500$ mil por vereador. No total, o instituto já recebeu 2,9 milhões nos três anos em que opera as emendas parlamentares.

ISENÇÃO DE IMPOSTO

Em 2017, um dos vereadores chegou criar um projeto de lei para isentar o instituto de qualquer imposto municipal.

INSTITUTO PODE EXISTIR APENAS NO PAPEL

Apesar de gerir todos esses milhões, a empresa não tem sequer uma sede que indique seu funcionamento, levantando assim, a suspeita que seja mais caso de empresa fantasma, daquelas que existem só no papel.

O blog foi até o endereço onde o instituto informa a Receita Federal que exerce suas atividades e apurou que, na verdade, o local é uma residência particular, e nada tem haver com atividades de entidade filantrópica.

MP DE OLHO NA ENTIDADE

O volume financeiro passado pelos cofres do instituto nos últimos anos abriu os olhos dos órgãos de fiscalização. Prova disso, foi o Procedimento Preparatório aberto pelo Ministério Público do Maranhão no dia 21 de agosto para acompanhar e fiscalizar as atividades da entendida.

ACUSAÇÕES DE LAVAGEM DE EMENDA

Durante uma discussão no próprio plenário da Câmara Municipal o vereador Beto Castro chegou acusar, em julho de 2017, o vereador Honorato Fernando de lavar emendas parlamentares através de um instituto.

“Puxa as tuas contas. Mostra o teu patrimônio para comparar com o teu salário. Tu recebeu R$ 1 milhão e porrada aí, rapá. Passou perna em todo mundo com essas emendas aí. Tu sabe do que eu tô falando”, disse Beto Castro.

“Prove”, retrucou Honorato.

Provo pelo teu instituto. Tu sobe naquela tribuna para dizer que é santo. E fale na minha frente, porque homem faz é assim. Olha no olho e fala. Tu é bandido, rapá. Lava dinheiro com emenda e vem com conversa pra cá rapá”, finalizou Castro.