A Feirinha São Luís, programa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que reúne arte, artesanato, cultura e incentiva a produção agrícola do pequeno produtor rural recebeu, neste domingo (25), uma programação diversificada. O foco foi a celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Para celebrar o Dia da Consciência Negra foram realizadas apresentações culturais como o show Negro Canto, com Luciana Pinheiro e convidados (Oswaldo Abreu Dicy Rocha Helyne e Jovinha Rocha), enaltecendo a resistência e luta dos afrodescendentes no Brasil; e o show da banda de reggae Raiz Tribal, tocando as pedras da Ilha Jamaica. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Ainda na programação cultural, a anfitriã Banda da Feirinha e Companhia Encantar mostrando toda a diversidade da cultura local.

“Nossa cidade imerge na cultura de raiz africana, seja na música, na dança, vestimentas, gastronomia, brincadeiras de roda, lendas, então nada mais justo do que comemorar a Semana da Consciência Negra no evento mais democrático da família ludovicense, que une diversos setores diretamente influenciados por nossos ancestrais africanos”, destaca o secretário de Articulação Parlamentar e coordenador da Feirinha, Ivaldo Rodrigues.

AÇÕES

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desenvolveu ações relacionadas ao Novembro Azul, dedicando serviços e atendimentos específicos voltados para a saúde do homem, como informações sobre prevenção ao câncer de próstata, distribuição de preservativos, acupuntura, aferição de pressão arterial, e teste de glicemia. Em média 6 mil atendimentos foram realizados no total ao longo das quatro edições do Novembro Azul na Feirinha São Luís.

FEIRINHA

O programa Feirinha São Luís tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar, além de apresentar aos visitantes a cultura e a gastronomia ludovicense. Cerca de 100 barracas são distribuídas pela Praça Benedito Leite para compor a Feirinha São Luís, destinadas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes.

A Feirinha São Luís acontece todos os domingos na Praça Benedito Leite – Centro Histórico, de 7h às 15h, unindo agricultura, gastronomia, artesanato, artes plásticas, cultura, literatura, e turismo.