Ex-prefeito de Poção de Pedra, Gildásio Ângelo (camisa listrada) e Marcelo Freitas, chefe de gabinete de Tema.

Eterno chefe de gabinete da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Marcelo de Freitas, que se diz técnico em municipalismo é odiado pelos funcionários daquela instituição pelas medidas antipáticas que sempre adotou. Agora, formou parceria com  o diretor geral, o ex-prefeito de Poção de Pedras, Gildásio Ângelo. Como se fosse uma dupla caipira, os dois promoveram tanta patacoada que acabaram por inviabilizar a reeleição do presidente Cleomar Tema.

Sentindo-se proprietários da entidade, Marcelo e Gildásio passaram a dar as cartas como bem entenderam. Gildásio, por exemplo, se considerando ainda prefeito, era quem fazia as apresentações em solenidades, era quem organizava os encontros, atropelando o cerimonial e quem quer que se atravessasse no seu caminho.

DESRESPEITO A GIL CUTRIM

Um dos episódios mais marcantes da dupla aconteceu por ocasião da inauguração da atual sede da FAMEM, na Avenida dos Holandeses, quando todos os ex-presidentes deveriam ser condecorados com a Medalha do Mérito Municipalista Prefeito Ribamar Fiquene. A solenidade aconteceu em novembro de  2015, por ocasião das comemorações pelos 30 anos da FAMEM.

O problema é que a dupla caipira, por questões pessoais, decidiu não incluir na lista dos homenageados, o então prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, que estava finalizando o seu segundo mandato como dirigente da Federação. Os demais ex-presidente criticaram tal postura.

Fatos como esse e também a postura de Gildásio em relação ao atual prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria, fizeram com que um grupo de gestores municipais colocassem Tema contra a parede. Só o apoiariam se ele afastasse Gildásio do cargo e também retirasse Marcelo de Freitas do posto de comando.

CONTRAVENÇÃO PENAL

Prefeitos exigem o afastamento da dupla como única alternativa que possa viabilizar a reeleição de Tema, que até agora não adotou nenhuma medida. Mas há um problema que poderá comprometer a imagem da FAMEM e do próprio governo Flávio Dino, uma vez que Marcelo é assessor da Secretaria de Articulação Política e Comunicação.

Tudo porque, Marcelo seria cunhado do conhecido contraventor Júnior do Bingo, homem que comanda uma  poderosa rede de jogatina na região de Viana, e estaria estendendo essa rede por vários municípios, incluindo a cidade de Tuntum, com apoio de Marcelo de Freitas.

Cunhado de Marcelo Freitas, Junior do Bingo.

Júnior do Bingo tem pretensões políticas em Viana, havendo inclusive recepcionado a então candidata ao governo, Roseana Sarney durante a campanha, em palanque e com críticas ao governador Flávio Dino.

Essa rede de contravenção já estaria no radar da Procuradoria Federal, com pedido formulado junto à Polícia Federal, para identificar seus comandantes e os “laranjas”, podendo inclusive isso ser alvo de uma grande operação para desbaratamento dessa gangue de contraventores.

Como se vê, o presidente Tema se envolveu com dois assessores que estão a lhe dar a mesma sustentação de uma âncora de navio, deixando-o parado e sem condições de mobilidade para a frente.