Por conta do feriado do Dia de Finados nesta sexta-feira (2), órgãos públicos, comércios e shoppings centers terão o funcionamento alterado em São Luís. O G1 listou as principais mudanças em alguns setores da capital. Confira.

ÓRGÃOS PÚBLICOS

O expediente no Tribunal de Justiça será suspenso nesta sexta. Responderá pelo plantão de 2º Grau da Justiça estadual o desembargador Marcelino Everton, até sábado (3), período em que serão recebidas apenas demandas urgentes, nas esferas Cível e Criminal, incluindo pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros.

O Governo do Maranhão comunicou que não haverá expediente nos órgãos estaduais nesta sexta-feira, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial como assistência médica e hospitalar, policiamento, abastecimento de água, dentre outros serviços de atendimento de necessidades inadiáveis da população.

A Prefeitura de São Luís informou que não funcionarão os órgãos municipais da administração direta, indireta, autarquias e fundações nesta sexta. Já o atendimento referente aos serviços públicos essenciais das áreas de urgência, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração funcionarão normalmente.

COMÉRCIO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o comércio de rua e de shopping center não funcionarão nesta sexta. As farmácias e supermercados funcionarão em horário livre. As praças de alimentação e as salas de cinema também funcionarão, pois são consideradas atividades de lazer.

BANCO

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país, em função do feriado do Dia de Finados. Segundo a Febraban, para realizar operações bancárias durante o feriado, a população poderá utilizar canais alternativos como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

A Febraban ainda ressalta que as contas de consumo (água, luz, telefone) e carnês com vencimento marcado para as datas comemorativas poderão ser pagos no próximo dia útil, sem incidência de multa.

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).