Uma crise foi instalada na Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

O presidente e prefeito de Tuntun, Cleomar Tema, foi obrigado a cancelar a eleição para a presidência da entidade que estava marcada para acontecer amanhã.

A informação foi confirmada ao Blog do Maldine por um prefeito que acabou de sair da sede da entidade, no bairro do Calhau.

Aconteceu o seguinte: orientado por seus diretores, todos eles empregados no governo Flávio Dino, Tema aceitou a ideia de fazer a eleição após o pleito do último domingo. Porém, não houve grande divulgação.

O que foi feito foi a publicação do edital em um jornal impresso de São Luís no mês de setembro e no próprio site da Famem em uma área bem escondida. Ou seja, se tratou de uma manobra para que nenhum outro prefeito registrasse chapa e Tema pudesse concorrer sozinho.

Hoje quando souberam que a eleição aconteceria amanhã, prefeitos e prefeitas de todas as regiões ficaram revoltados.

Um grupo liderado por Juran Carvalho (Presidente Dutra) e Erânio Xavier (Igarapé do Meio) se deslocou até a entidade nesta tarde e conversou diretamente com Tema.

Os prefeitos exigiram do presidente que cancelasse a eleição para que se discutisse o o assunto de forma democrática. E Tema teve que aceitar para evitar um racha maior e até uma derrota.