Empresário e ex-candidato a prefeito Cordeiro Filho.

Empresário e ex-candidato a prefeito Cordeiro Filho.

O empresário e ex-candidato a prefeito do município de Carutapera-MA, João Alves Cordeiro Filho, é suspeito de participar de um esquema de montagem e direcionamento de licitações, instalado na gestão do ex-prefeito Amin Kemel.

Cordeiro filho, como é conhecido, foi candidato a prefeito em 2016.

Conforme documentos obtidos pelo Blog do Maldine Vieira, o empresário era beneficiado através de licitações fraudulentas para aquisição de material de expediente, didático, limpeza e Higiene.

O esquema beneficiava exclusivamente duas empresas.

A João Alves Cordeiro Filho-ME, cujo nome fantasia era Comercial Cordeiro, e L C Franca Neto-EPP, conhecida como Papelaria J & J, foram vencedoras de quase todas as licitações para aquisição de material de consumo do município, entre 2014 e 2015.

No entanto, após uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), a trama que desviava altas cifras dos cofres da prefeitura foi desbaratada, deixando rastros de culpa e medo nos cabeças do esquema.

Para se ter ideia das atrocidades cometidas, o empresário foi obrigado a suspender as atividades da empresa junto a Receita Federal.

Empresário suspendeu as atividades da empresa após descoberta às fraudes.

Empresário suspendeu atividade da empresa após descoberta às fraudes.

Na época, de acordo com os auditores, dentre as irregularidades apontadas estavam a inexistência de Portaria designando um fiscal do contrato, ausência de documentos que comprovassem a realização de pesquisa de preço, e não divulgação na imprensa oficial.

O blog vem apurando o tamanho do prejuízo gerado ao município com o esquema. Além disso, o titular do blog apura ainda, se o empresário possui outras empresas, e se participa também de atos ilícitos em outras prefeituras.

Veja abaixo trechos da auditoria: