Prefeito Umbelino Ribeiro (PV).

Prefeito Umbelino Ribeiro (PV).

Dados retirados do Ministério da Saúde (MS), através do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, trazem a tona os números exatos da quantidade de funcionários e postos de saúde existentes na cidade de Turiaçu-MA.

São 311 profissionais lotados em 21 postos de saúde, localizados na sede e zona rural do município. As unidades são dividas em 11 Unidades Básicas de Saúde -UBS, 8 Postos de Saúde, 1 Hospital Municipal, e Secretaria de Saúde.

Os postos deveriam oferecer serviços de estrategia de saúde da família, vigilância em saúde, atenção integral em hanseníase, atenção ao paciente com tuberculose, serviços de atenção ao pré-natal, parto e nascimento, e atendimento ambulatórias (realização de curativos, pequenas cirurgias e primeiros socorros).

Apesar de possuir uma quantidade expressiva de funcionários, postos, e serviços, o município não dispõe, nem de longe, todos eles. Ocorre, que toda essa estrutura existe apenas no papel, pois, na prática, os Turienses vivem um verdadeiro caos.

Populares informaram ao Blog do Maldine Vieira que apenas 5 postos e cerca de 60 funcionários realizam toda manutenção da saúde pública municipal.

Além disso, quase todas as unidades não possuem qualquer estrutura para atendimento, e vivem completamente paradas em meio às ruínas. Já aquelas que ainda disponibilizam de alguns serviços, são consideradas um eminente risco à população. Prova disso, são as denuncias encaminhas ao Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), sobre casos de crianças e adultos que vieram a falecer no Hospital Municipal vítimas de negligência médica.

Postos de saúde funcionam apenas no papel.

Postos de saúde funcionam apenas no papel.

Postos de saúde caindo aos pedaços abrigam vários 'fantasmas'.

Postos de saúde caindo aos pedaços abrigam vários ‘fantasmas’.

Todas essas atrocidades abrem um precedente para que os órgãos de fiscalização investiguem quem são esses profissionais que mensalmente recebem dinheiro sem prestar qualquer tipo de serviço à população.

De acordo com investigações do blog, que vem fazendo um espécie de ‘caça-fantasmas’, entre os 311 funcionários cadastrados no banco de dados do Ministério de Saúde existem parentes do prefeito, pessoas ligadas à aliados políticos, e eté uma mulher que seria amante de um integrante do alto escalão do executivo municipal.

Veja o nome dos 311 profissionais:

Veja abaixo os estabelecimentos de saúde: 

No Sistema do Ministério da Saúde consta 21 em amplo funcionamento.

No Sistema do Ministério da Saúde constam 21 postos em pleno funcionamento.

No Sistema do Ministério da Saúde consta 21 em amplo funcionamento.

Mas na realidade não passam de 5.

No site do Ministério todos os postos encontram-se em situação ‘ativa’.