O primeiro domingo de setembro na Feirinha São Luís foi marcado por uma programação especial em comemorações aos 406 anos da capital maranhense. As animadas apresentações do Boi de Sonhos e do Coletivo SOMAnas levantaram o público presente, que também comemorou a gastronomia, literatura e artesanato local já oferecidos tradicionalmente na Feirinha. Nesta 65ª edição, realizada domingo (1º), também se apresentaram o Cacuriá da Vila Goreth, a Associação Comunitária de Apoio à Capoeira, Dinho e Banda, e a anfitriã Banda da Feirinha. Criada na gestão do prefeito Edivaldo, a Feirinha São Luís acontece todos os domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite.

Além da programação especial, neste domingo a Feirinha São Luís contou com a participação de centenas de crianças da VI Corridinha da Alegria, que também fez parte da programação de aniversário da cidade. No espaço dedicado a elas, foram feitas leituras de histórias relacionadas a São Luís, atividades lúdicas e sorteio de brindes.

Para o coordenador do programa Feirinha São Luís, Ivaldo Rodrigues, o evento já se consagrou como um ponto de encontro das famílias e dos amigos aos domingos. “O projeto foi muito bem recebido por todos. A diversidade cultural, gastronômica e literária do que apresentamos e as presenças constantes do público local e de turistas comprovam isso a cada edição”, frisou.

A estudante de Direito, Makelly Reis, adorou toda a programação, a variedade de produtos e arte, e prometeu voltar mais vezes. “É um projeto que tem a cara da cidade. Encontramos muita coisa legal, curtimos uma boa música e a nossa cultura. Com certeza voltarei”, pontuou.

O servidor público Augusto Carlos é de Imperatriz e está de passagem na capital. Ao conhecer a Feirinha, ele se disse impressionado com o espaço e com tudo que é ofertado à população. No local, ele aproveitou para se divertir e também cuidar da saúde. “Vi o stand para aferição de pressão e achei maravilhoso. Cuidar da saúde é sempre bom e agora que constatei que está tudo bem, vou curtir um samba”, destacou.

O stand citado pelo Imperatrizense foi montado na Feirinha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). No mês de setembro, enfermeiros estarão realizando orientações e aferição de pressão visando a prevenção das doenças do coração. Nesse domingo, quem visitou a Feirinha também pôde realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, e, ainda, conhecer e experimentar os serviços da acupuntura com profissionais da Associação Brasileira de Acupuntura.