Pai e Filha entram na mira da PF.

Pai e Filha na mira da Polícia Federal (PF).

As denúncias oferecidas pelo pescador Francisco Elias Almeida à Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF), mostrando as atrocidades cometidas com benefício do seguro-defeso pelo presidente da colônia de pescadores de Bacuri-MA, Zé Lauro, e sua filha, vereadora Célia Regina, podem colocar pai e filha atrás das grades.

Se não bastasse colocar centenas de pessoas que não possuem qualquer vínculo com atividade pesqueira para receber o seguro, Zé Lauro e Célia Regina são suspeitos de desviar móveis e equipamentos de informática doados pelo Governo Federal através do programa ‘Pescando Letras’, em 2011.

A informação consta nos autos da denúncia do pescador. Segundo ele, cerca de 11 computadores, além de mesas e cadeiras, foram totalmente desviados.

Ainda de acordo com Francisco Elias, o convênio para doação foi assinado, entregue, recebido, e publicado no portal de transparência. No entanto, os computadores nunca foram vistos na associação, e nenhum pescador foi beneficiado com o programa.

O QUE É O PROGRAMA PESCANDO LETRAS ?

Criado em 2005, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Programa Pescando Letras visa atender à necessidade urgente de alfabetização dos pescadores e pescadoras profissionais e aqüicultores e aqüicultoras familiares, jovens e adultos, numa perspectiva de educação continuada, tomando em consideração o contexto sócio político dessa população e o desafio de fortalecer a sua participação na construção de espaços democráticos.

ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

A Alfabetização Digital faz parte do programa Pescando Letras que, apresenta a criação de Telecentros voltados para inclusão digital através da democratização do acesso à comunicação e informação com a utilização de software livre (é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente).

Veja abaixo um trecho do depoimento: