Com a proposta de prolongar o São João durante o mês de julho, a Feirinha São Luís tem fortalecido a geração de renda dos feirantes e ambulantes cadastrados. O programa da Prefeitura de São Luís nasceu na gestão do prefeito Edivaldo, é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e acontece todo domingo na Praça Benedito Leite, das 7h às 15h.

O arraial fora de época continua durante todo o mês de julho, com o objetivo de divulgar a cultura local e fortalecer o turismo na capital. Nessa 58ª edição as brincadeiras e atrações que animaram o público foram o Boi de Morros, Albert Abrantes, Dhean Britto e Banda, e Forró Pé-deserra.com.

Dona Corina é a vendedora de pirulitos caseiros mais tradicional da cidade. Enrolados em papel manteiga e com os mais diversos sabores, como maracujá e gengibre, cada pirulito custa R$ 1,00 – e fazem sucesso entre a criançada. “Conheço muita gente, muitos lugares, graças a Deus, tenho vendido bem meus pirulitos e é aqui na Feirinha onde eu vendo melhor meu produto. E não perco nenhum domingo, desde o início sempre venho aqui, espero que a Feirinha sempre continue”, disse Corina Serra, vendedora de pirulitos.

nndara Rodrigues é bacharel em direito e mora em Açailândia, ela conheceu a Feirinha São Luís com a família. “Quando saí de São Luís não existia a Feirinha e eu estou maravilhada com o que encontrei por aqui. Nossas comidas típicas são deliciosas, nossas brincadeiras juninas e todo o conjunto cultural maranhense, são únicos, fora esse lugar lindo que é nosso centro histórico, tudo isso contribuiu pra eu e minha família termos adorado o passeio, garantiu Inndara.

FEIRINHA SÃO LUÍS

Em apenas um ano de existência a Feirinha movimentou mais de 20 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local, recebendo cerca de 240 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 12 milhões nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da Praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas aproximadamente 300 apresentações culturais.

O Programa Feirinha São Luís tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar aos visitantes a cultura e gastronomia ludovicense. Cerca de 100 barracas são distribuídas pela Praça Benedito Leite para compor a Feirinha São Luís, destinadas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes.