Faltando três meses para as eleições gerais de outubro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) promoverá uma nova reforma administrativa no seu secretariado que, além de fortalecer o seu arco de alianças políticas/partidárias, pode beneficiar diretamente o governador Flávio Dino (PC do B), seu aliado de primeira hora.

O professor universitário Nonato Chocolate assumirá na próxima segunda-feira (16), às 9h, o comando da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em substituição ao vereador pedetista licenciado, Ivaldo Rodrigues, que será deslocado para a titularidade da Secretaria Municipal de Assuntos Políticos.

O desembarque de Chocolate na Semapa fortalece a presença do PT na prefeitura de São Luís, uma vez que Marlon Botão continua no cargo de secretário municipal de Cultura.

O professor, além de militante histórico do partido, é pré-candidato ao Senado. A manutenção do seu projeto, com sua chegada à administração municipal, será tema de debate, ainda esta semana, durante reunião da corrente Construindo Um Novo Brasil (CNB), grupo do qual Nonato faz parte e que é comandado pelo deputado estadual Zé Inácio.

Caso Chocolate e o seu grupo abdiquem da pré-candidatura, tal situação figurará como a primeira etapa para que Flávio Dino comece a desatar um nó que se estabeleceu com o desejo do PT em fazer parte da sua chapa majoritária.

Também são pré-candidatos senatoriais pela legenda o ex-secretário estadual de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, e Adriana da CUT.

Nenhuma das alas petistas que trabalham por espaço na majoritária comunista recebeu, até o momento, acenos oficiais do Palácio dos Leões, como suplências nas chapas que serão encabeçadas pelos deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS).

A vaga de vice-governador, hoje ocupada por Carlos Brandão (PRB), também continua figurando como opção para o PT.

Ivaldo – Ivaldo Rodrigues assumirá a Secretaria Municipal de Assuntos Políticos já nesta quinta-feira (12).

A pasta foi ocupada pelo presidente estadual do PEN/Patriotas, Jota Pinto, que se desincompatibilizou para disputar uma das 42 vagas para Assembleia Legislativa.