O deputado Wellington do Curso (PSDB), utilizou a tribuna, na quarta-feira (4), para denunciar o desmonte que, segundo ele, vem ocorrendo no Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA) e no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV). O parlamentar disse que o Governo do Estado moveu ação judicial para retirar investimentos de quatro fundos do FEPA, totalizando R$ 400.131.670,49 (quatrocentos milhões, cento e trinta e um mil, seiscentos e setenta reais e quarenta e nove centavos).

Ainda de acordo com Wellington, a situação só demonstra a atual situação do FEPA, que já não comporta o pagamento dos benefícios dos segurados. Ele pontou que o Governo do Estado “não adota medidas para corrigir as deficiências da previdência e ainda tem retirado investimentos, causando instabilidades no futuro dos servidores públicos estaduais”.

“A verdade é que a previdência do servidor público do Estado do Maranhão está quebrada e, ao invés de corrigir os problemas, ele agrava, retirando investimentos de anos do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria do Maranhão, através de ações na justiça. Além disso, faz seletivos, contratações e distribui cargos em troca de apoio político, quando deveria realizar concurso público e aumentar a contribuição de novos servidores para o FEPA e, assim, equilibrar o sistema”, completou o deputado Wellington.