Com números expressivos em geração de renda para os agricultores familiares e também para os comerciantes locais, a Prefeitura de São Luís executa o programa Feirinha São Luís há um ano. Iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), o programa tem contribuído para o escoamento da produção agrícola da capital, bem como revitalização do Centro Histórico da cidade e fortalecimento do comércio no entorno. O evento ocorre sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite e este mês está em clima de São João e também da Copa do Mundo.

Neste domingo (17), aproveitando o São João e também a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, o setor de artesanato aproveitou para confeccionar produtos com as duas temáticas. As micro empresárias Samira e Carol, proprietárias da Santo Abacaxi são exemplos. “Fundamos a marca há um mês e unimos esses dois períodos festivos em estampas que estão tendo bastante procura por parte do público da Feirinha que está animado com os jogos do Brasil na Copa”, disse Samira Ferreira.

A Feirinha movimentou em um ano mais de 20 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local e recebeu cerca de 240 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 12 milhões, além de gerar renda nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da Praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas cerca de 300 apresentações culturais.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, avalia o crescimento da Feirinha de forma positiva. “Um projeto pensado para a população, aprovado pelo prefeito Edivaldo, no qual São Luís ganha visibilidade nacional, exemplo disto são veículos de comunicação vindo fazer a cobertura do evento, além de instituições de representação nacional dando reconhecimento ao sucesso da Feirinha”, explicou o secretário.

ATRAÇÕES

Neste domingo (17), as atividades tiveram início às 8h com a anfitriã Banda da Feirinha. A programação cultural continuou com Quadrilha Mocinha do Sertão, Boi Pirilampo, e finalizando com Show Gargamel na Zabumba. Com participação ainda do Fitdance da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), e do Grupo de Capoeira Amarauê.

Além de ser uma opção de lazer para a população aos domingos, a Feirinha São Luís é uma oportunidade para que agricultores e artesãos possam comercializar seus produtos. O projeto é mais uma estratégia da Prefeitura de São Luís para o fortalecimento da agricultura familiar na capital, sendo um canal de escoamento da produção local, contribuindo com a melhoria na renda das famílias produtoras. A Feirinha conta com cerca de 100 barracas distribuídas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes. Excepcionalmente nessa edição a Feirinha encerrou ás 14h devido ao jogo da seleção brasileira de futebol.