A comissão de leilões do governo do Maranhão divulgou um edital para a realização de um leilão de carros e motos apreendidas em fiscalizações de trânsito realizadas pelo Detran-MA e que não foram recuperados pelos seus proprietários. O leilão está marcado para esta sexta-feira (18) e 505 veículos devem ser leiloados.

O preço dos lotes variam entre R$ 4 mil e R$ 50 mil reais e serão leiloados na modalidade sucata e somente suas peças poderão ser aproveitadas. Os veículos serão entregues sem as placas, documentos e número do chassi e não podem ser licenciados ou circular pelas ruas. Este será o quinto leilão realizado pelo governo do Estado somente este ano.

De 2015 a 2017, quase 10 mil veículos foram vendidos pelos editais da comissão de leilão do estado. Em 2015 foram 2473 veículos leiloados; em 2016 foram 3121; e no ano passado foram 3979. Na semana passada, o governo recuou com a decisão editou o decreto que proíbe a apreensão imediata de veículos que estão em débito com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos (IPVA).

O decreto anterior previa que o veículo que estivesse irregular deveria ser apreendido e em seguida era encaminhado direto para o pátio de uma empresa de leilões. Atualmente, o governo promete dar um prazo para que o motorista pague o imposto antes de apreender o veículo. Uma Ação Civil Pública (ACP) tenta barrar na Justiça o leilão de veículos já apreendidos nessas situações.

G1;MA