O corpo do ex-governador, ex-prefeito de São Luís, ex-deputado federal e ex-senador do Maranhão, Epitácio Cafeteira, foi sepultado na manhã desta terça-feira (15) no Cemitério do Gavião, no bairro Madre Deus, na capital. Parentes, amigos, políticos, autoridades e populares estiveram no local e prestaram as suas últimas homenagens a Cafeteira, que foi sepultado com honras militares.

Cafeteira tinha 93 anos e morreu no fim da tarde de domingo (13), em sua própria residência, em Brasília. Ele foi trazido da capital federal em um voo fretado cedido pelo Governo do Maranhão. Junto com o corpo vieram sua filha, Janaína Cafeteira e a sua esposa Isabel Cafeteira. Ele estava sendo velado na Assembleia Legislativa do Maranhão, no bairro Cohafuma, em São Luís.

A Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão decretaram luto oficial por sete dias. Epitácio Cafeteira também reverenciado pela classe política, que prestou homenagens a ele.

Carreira Política

Nascido em João Pessoa na Paraíba, Epitácio Cafeteira chegou ainda jovem no Maranhão, onde construiu carreira na política. Foi prefeito de São Luís entre os anos de 1965 a 1969 e deputado federal por quatro vezes entre os anos de 1975 a 1987, exercendo essa função por três vezes seguidas.

Em 1987, Cafeteira foi eleito governador do Maranhão e permaneceu no cargo até 1990. Em seguida, ele exerceu os cargos de senador da república entre os anos de 1991 a 1999 e de 2007 a 2015. O político deixa a filha Janaína Cafeteira e a esposa Maria Isabel Cafeteira.

Fonte: G1;MA