Durante o mês de março, a Feirinha São Luís está com ações voltadas para o público feminino. Neste domingo (18), em celebração ao Dia Municipal da Mulher, foram ofertados diversos serviços de educação em saúde, prevenção e orientação. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A programação da Feirinha incluiu, ainda, ações de beleza para elas, atrações culturais, produtos da agricultura familiar, gastronomia e artesanato.

A Feirinha São Luís é um projeto da Prefeitura, executado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que ocorre sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite e tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar e apresentar ao público a cultura e gastronomia ludovicenses.

Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, o espaço democrático da Feirinha reforça a política de valorização da mulher, implementada na gestão do prefeito Edivaldo. “Damos voz e vez aos mais diversos públicos durante esses nove meses de execução do projeto e, em março, voltamos os olhos para elas, trazendo ações específicas que mostram o cuidado da gestão com a população feminina”, destacou o secretário.

No local foi disponibilizado o Consultório Volante Móvel, com a oferta de serviços na área de saúde, como vacinação e avaliação odontológica. Nas tendas da saúde, houve atendimento fitoterápico, aferição de pressão e glicemia. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram oferecidos serviços na área de educação em saúde, com orientações sobre o câncer de mama e sobre o combata à violência contra a mulher e contra a pedofilia. Na central de turismo foram ofertados testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis.

O público mais uma vez aprovou a programação da Feirinha. Socorro de Jesus, 65 anos achou as ações louváveis. “Moro aqui no Centro e ter esses serviços tão perto de casa para mim é muito bom. Ainda aproveitei e fiz a feirinha de casa, tudo muito prático. Gostei!”, garantiu a aposentada.

O projeto Feirinha São Luís é ponto de encontro, compras, lazer e diversão de famílias, amigos e turistas que visitam a capital maranhense. Motivos para visitar o espaço é que não faltam: abastecer a geladeira de produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana, encontrar artigos decorativos artesanais, boas leituras com obras de autores locais ou tomar café da manhã e almoçar. Tudo isso com diversas atrações artísticas.

CULTURA

Na programação cultural, a Banda da Feirinha começou os trabalhos, que contou ainda com a animação dos Blocos Tradicionais Vinagreira Show e Os Gladiadores, além de Grupo Musical Los Sanchos, Erasmo dibel e Banda Diamante Gold.

A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e conquistou o público ao longo das edições. Apenas no primeiro ano, movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local. A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a renda na região.