Neste domingo de Carnaval, a Feirinha São Luís ofereceu ao público uma programação especial. Além da tradicional variedade de comidas típicas, produtos agrícolas e do artesanato maranhense, o espaço recebeu atrações culturais como o Bicho Terra, Confraria do Copo e o Bloco das Peruas. Em sua 36ª edição, o evento da Prefeitura de São Luís, está consolidado como boa alternativa de compras, lazer, cultura e diversão aos domingos, atraindo um grande número de turistas e brincantes.

Às 8h, a Banda da Feirinha deu a largada tocando as melhores marchinhas para animar o público que foi a Praça Benedito Leite, onde a Feirinha acontece todos os domingos das 7h30 às 15h. Em seguida, o bloco Os Originais do Ritmo sustentou a animação da festa com o forte rufar dos tambores. A festança seguiu com Bloco das Peruas, Confraria do Copo e encerrando com o Bicho Terra, um dos mais tradicionais e amados grupos folclóricos maranhense.

O projeto da Feirinha São Luís já ultrapassou todas as expectativas, provando que a população gosta de sua cultura, de sua gastronomia e de seus ritmos, avaliou o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues. “Desde que foi lançada pelo prefeito Edivaldo, a Feirinha lota todos os domingos a Praça Benedito Leite. As pessoas interagem, se divertem e movimentam este importante centro de turismo da capital. É uma satisfação ver essa alegria e saber que o evento nasceu de uma ideia tão simples e hoje é muito significativo para a cultura, arte e economia da nossa cidade”, enfatizou.

As apresentações do Bicho Terra são um verdadeiro passeio cultural pelas danças e ritmos juninos e carnavalescos do Maranhão. Com músicas que fazem parte do enredo popular maranhense. As fantasias, um espetáculo à parte, são produzidas com palha de buriti que encantam dos mais novos aos mais experientes e um bailado que contagia. Além das músicas típicas do Carnaval, o show do Bicho Terra fez um passeio pelas canções que marcaram os seus 27 anos de trajetória cultural. No repertório, Costela de Adão, Bicicletinha, Vou passear, Canguru e Saci, entre outras.

Pessoas de todas as idades se uniram em frente ao palco para dançar ao som das músicas irreverentes e animadas do grupo. A engenheira civil, Priscilla Salim, foi com a família toda aproveitar. “Trouxe minha mãe, esposo, amigos, sobrinhos para aproveitarmos o carnaval de São Luís em um local tranquilo e agradável, e aqui na Feirinha a gente tem tudo isso com segurança”, disse.

MASSOTERAPIA

A Feirinha São Luís também abriu espaço para o público cuidar da saúde do corpo e mente. Quem esteve na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, neste domingo (11), aproveitou para relaxar com sessões de massoterapia ou recuperar as energias para seguir brincando o Carnaval. Profissionais massoterapeutas deixaram o público ainda mais leve e relaxado, com sessões de Quick Massage.

A técnica garante alívio de dores, atenua enxaquecas e diminui o estresse em poucos minutos, explica o massoterapeuta Alberto Diniz. “São apenas 15 minutos e a sensação de alívio é imediata. Esta técnica é ideal para eventos como estes e no ambiente de trabalho, pois é rápida a aplicação, o resultado é imediato e o valor bem acessível”, conta.”A técnica atrai por ser rápida, muito relaxante e de baixo custo. Para quem não tem muito tempo e está com sintomas de estrese, ela é ótima”, acrescenta a massoterapeuta Genilde Nunes.

Camilla Mendonça, 28 anos, foi conferir a massagem e aprovou. Para ela, o momento de relaxamento é um estímulo para curtir o vasto cronograma da Feirinha São Luís e aproveitar o carnaval com mais disposição. “Gostei bastante. Nunca tinha feito e realmente, deixa o corpo bem aliviado. Achei uma boa ideia oferecer mais esse serviço, que é algo diferente, que nem sempre temos à disposição”, enfatizou.

FEIRINHA SÃO LUÍS

O evento, que acontece aos domingos, tem como um dos objetivos estimular a economia criativa fortalecendo os pequenos produtores da capital e servir como meio para comércio da produção familiar. São cerca de 29 barracas que oferecem uma variedade de pratos típicos e produtos artesanais maranhenses, incluindo itens da agricultura familiar, além de outras tendas destinadas ao artesanato e 11 food trucks. São parceiros da Feirinha São Luís o Governo do Estado, Citelum, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Comercial do Maranhão (ACM).