Produtores da capital estão sendo beneficiados com insumos e equipamentos agrícolas que permitem o aperfeiçoamento de suas atividades diárias. Como parte da política de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar em São Luís, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, entregou insumos agrícolas a produtores familiares e pequenos produtores agrícolas da capital. A entrega ocorreu na manhã dessa quarta-feira (10), na comunidade rural Cassaco. A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, tem investido fortemente em políticas públicas visando o crescimento da zona rural da capital.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) se uniu à Secretaria da Agricultura Familiar, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), para realizar a ação que tem como objetivo garantir a autonomia e soberania dos agricultores do Agropolo da capital. Foram entregues oito toneladas de sementes de milho, uma tonelada de sementes de arroz, dois kits de irrigação – um para a comunidade Cassaco e outro para a comunidade Rio dos Cachorros – além de uma tonelada de fertilizante, adubo e ureia, que beneficiam mais de 500 agricultores familiares cadastrados pela Semapa.

O fornecimento desses insumos aos produtores locais soma-se a outras iniciativas já implementadas pelo prefeito Edivaldo com esse objetivo. O vice-prefeito Julio Pinheiro reforçou a importância do apoio do município e das parcerias para o desenvolvimento econômico da cidade. “A Prefeitura inicia o ano com a entrega das sementes aos produtores rurais, que chegam em boa hora, com o período chuvoso. Isto vai auxiliar na produção da agricultura familiar, levando em conta que São Luís é uma das poucas capitais brasileiras com uma produção agrícola expressiva. Estamos considerando esse dado de forma vantajosa ao investir na aquisição de insumos importantes como esses, que facilitam o trabalho dos produtores da capital”, disse Julio Pinheiro.

“Estamos continuamente trabalhando em parceria com a Prefeitura de São Luís, que através da Semapa tem contribuído significativamente para o incentivo e fortalecimento da agricultura local. Hoje são mais de 10 toneladas de insumos, como as sementes, fertilizantes e adubo, visando à melhoria do setor e aumento da produção rural, que hoje graças a esse trabalho contínuo, abastece as feiras e supermercados da capital”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Márcio Honaiser. 

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, reforçou o objetivo do investimento. “Estamos, juntos, construindo uma política de desenvolvimento agrário para a nossa cidade, que é uma das poucas do Brasil com produção rural na capital. Sob a orientação do prefeito Edivaldo, através de parcerias, estamos driblando a crise e investindo em ações como essas. Assim, vamos avançando no fortalecimento dessa política e beneficiando cada vez mais os produtores”, destacou o secretário.

PARCERIA

Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), os produtores das comunidades do Cassaco e Rio dos Cachorros contam agora cada um com seu próprio kit de irrigação, que contribuem para aumento da produção e variedade de alimentos.

“Essa parceria sinaliza que estamos no caminho certo, fazendo com que a Ilha de São Luís, que tem um potencial grande em produção agrícola familiar, possa ser desenvolvida e fortalecida cada vez mais, gerando renda e empregabilidade para a população do campo, incentivando ainda o comércio de produtos saudáveis que vão para a mesa do consumidor”, reforçou o secretário adjunto da SAF, Chico Sales.

AÇÕES

Somente ano passado, a Prefeitura beneficiou cerca de duas mil famílias de agricultores com a entrega de aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes de hortaliças. 25 mil mudas de alface, couve, pimentão, mamão e manga; três toneladas de sementes de feijão; cinco mil mudas de juçara precoce; e quatro toneladas de ração para peixes.

Lauro Cardoso, agricultor da comunidade Cassaco, sente-se assistido e com sentimento de gratidão pela ação realizada. “Hoje São Luís é uma área forte em produção agropecuária. Eu fico muito agradecido aos nossos governantes de poder ver nossa zona rural crescendo e saber que meus filhos terão um bom futuro trabalhando no campo”, disse.

A Prefeitura coloca ainda à disposição dos produtores agrícolas, equipamentos para dar assistência técnica no trabalho do campo, que são um caminhão refrigerador para transporte de hortifruti, tratores, 15 kits de irrigação, uma pick up 4×4, caminhões 3×4, freezers, além de diversos equipamentos periféricos para trator (como pulverizadores, enxadas rotativas, retroescavadeira agrícola, grades armadoras, roçadeiras de arrasto, semeadoras de 400L e uma plaina dianteira).

Estiveram presentes ainda na solenidade o deputado federal Rubens Pereira Junior, o gestor regional metropolitano de São Luís pela Agerp, Adelmo Soares, o secretário adjunto de Articulação Política do Estado, Julio França, e os vereadores de São Luís, Joãozinho Freitas e Edson Gaguinho.