O bairro Santa Cruz, em São Luís, os moradores estão sem abastecimento regular de água há mais de três meses. No local, uma torneira localizada em na calçada de um morador reúne famílias que precisam carregar baldes para levar água para casa. Segundo a dona de casa Maria Raimunda, nos últimos três meses a família dela precisou ir ao local várias vezes ao dia.

“Meus três filhos e meu genro. A gente vem todo mundo pegar água no dia que tem água”, declarou.

Em outros lugares do bairro Santa Cruz a água chega em dias alternados, mas ainda assim há moradores que só conseguem água em casa puxando com uma bomba. A dona de casa Josina Barros informou que há pessoas que recorrem a carros-pipa para não ficar sem água.

“Compramos. Eu mesmo na minha casa já comprei. Antes do natal comprei água em carro-pipa para não ter água, porque não tinha um pingo de água”, reclamou Josina.

Em outro ponto do bairro, a água que falta para alguns é desperdiçada na rua por conta de um vazamento. O motorista Magno César contou que, às vezes, a água fica vazando quase um dia inteiro.

“A partir do meio-dia, quando chega água, vai até as 9h do outro dia. Enquanto tiver água, tá vazando”, informou o motorista.

O problema da falta de água chegou a comprometer serviços domésticos básicos, como a lavagem das roupas. A trabalhadora doméstica Cristina Lemos reclamou que precisa carregar em sacolas a roupa que só consegue lavar no serviço.

“Graças a Deus que eles deixam eu lavar a roupa. E depois que eles não deixarem? Como é que eu vou sobreviver? Como é que eu vou andar limpa? Fedorenta mesmo, né? É o jeito”, desabafou.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informou que adota medidas suplementares para resolver dificuldades de abastecimento em áreas de alta localização e relevo, como é o caso do Santa Cruz. Entre as medidas está o abastecimento por meio de carros-pipa, que podem ser solicitados gratuitamente pelo telefone 3878-1255.

CAEMA também afirmou que trabalha para resolver o problema em definitivo o mais brevemente possível. Sobre o cano quebrado, a companhia disse que o caso não foi relatado à empresa, mas que enviará uma equipe para analisar a situação e tomar as providências necessárias.

G1;MA