Do Blog do Gláucio Ericeira

Existe um distanciamento considerável entre os dois principais grupos políticos que disputarão as eleições majoritárias do ano que vem no Maranhão para o governo do estado e Senado.

Enquanto o grupo comandado pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) mostra-se praticamente definido, o liderado pelo atual governador Flávio Dino (PC do B) segue navegando em um mar de especulações e indefinições, tendo, até o momento, uma única certeza: que o comunista tentará renovar o mandato.

Roseana será candidata ao governo, tendo como companheiro de chapa o atual senador João Alberto, também do PMDB.

O deputado federal e ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), e o senador Edison Lobão (PMDB) serão os candidatos do grupo da ex-governadora na disputa pelas duas vagas que serão abertas para Câmara Alta.

Flávio Dino ainda não definiu, de fato, quem será o seu companheiro de chapa em 2018.

Ele tem total preferência pelo vice-governador Carlos Brandão, que deixou o PSDB para filiar-se ao PRB.

No entanto, dentro do grupo governista há correntes que defendem um outro nome ligado aos demais partidos que integram a coalizão de forças que apoiam o projeto de reeleição do governador.

A complicação no seio governista é ainda maior quando o assunto é o Senado.

Dino já declarou apoio público ao deputado federal e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha.

Para o governador, o pedetista representa uma candidatura do seu campo político da esquerda.

A segunda vaga ficará com os também deputados federais José Reinaldo Tavares (que irá se filiar ao DEM), Eliziane Gama (PPS) ou Waldir Maranhão (Avante).

Zé Reinaldo é franco favorito para carimbar o passaporte rumo a disputa senatorial representando o grupo de Flávio Dino.

No entanto, o governador ainda prefere utilizar de cautela e mantém sob sigilo sua decisão, que só deverá ser anunciada oficialmente em abril ou maio.

A indefinição proposta pelo comunista está levando os postulantes a um verdadeiro desespero.

Eles são unânimes ao avaliar que a espera determinada por Dino irá prejudica-los consideravelmente, uma vez que os preteridos terão que promover uma verdadeira força tarefa objetivando, pelo menos, renovar os mandatos para Câmara Federal.

E assim segue o quadro político com vistas as principais eleições no Maranhão.

Enquanto um grupo mostra-se definido, o outro ainda bate cabeça.