Dando continuidade ao fortalecimento das políticas públicas de produção, abastecimento e segurança alimentar em São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), entregou, na manhã desta terça-feira (12), o Registro de Inspeção Municipal para a Casa do Mel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O registro garante qualidade dos produtos, que serão vistoriados pela Defesa e Inspeção Sanitária Municipal, e poderão ser comercializados em toda a região metropolitana.

Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, essa é mais uma ação que consolida a gestão municipal no rigor da qualidade da produção agrícola da capital. “Mais uma ação de prerrogativa do prefeito Edivaldo, para que nossa população seja beneficiada com produtos de qualidade em sua alimentação. Esperamos que todas as casas e estabelecimentos de beneficiamento de produtos tanto de origem animal quanto vegetal, também busquem o Registro de Inspeção Municipal, que agora vale para toda a região metropolitana, trazendo maior confiança ao consumidor”, disse o secretário Ivaldo Rodrigues.

Toda renda arrecadada com a venda dos produtos derivados de abelhas, que são produzidos no IFMA Maracanã vai para o Governo Federal e retorna para a instituição, em forma de investimentos e benfeitorias.

A diretora geral do IFMA Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, ressalta a importância do registro. “É muito especial para nós recebermos o registro municipal, que já era almejado há algum tempo. A Casa do Mel funciona há mais de oito anos, então esse momento representa um marco na história da instituição, que cumpriu rigorosamente todos os requisitos para obter o documento e agora pode comercializar esse produto em diversos lugares”, disse Lucimeire Castro.

O superintendente de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e Vegetal da Semapa, Francisco Soares, garante que a ação é necessária para garantir a qualidade do alimento. “O registro municipal garante à população que o produto que vai para suas casas tem qualidade atestada e pode ser utilizado com a garantia de um trabalho sério e responsável, que beneficia diretamente a segurança alimentar e a qualidade da saúde pública. Esperamos que com as ações de registro dos estabelecimentos, possamos criar uma geração de consumidores cada vez mais conscientes”, destacou Francisco Soares.

A Semapa realizou ainda, na manhã dessa terça-feira (12), no auditório da secretaria, o seminário Boas Práticas Apícolas, com o tema “Segurança e Qualidade na Produção do Mel”. Foram destacados assuntos como técnicas de limpeza e higiene na produção, manejo e transporte, passando por um panorama geral da história da apicultura, além dos desafios e mudanças na área. O público-alvo foram trabalhadores e empresários da área.