O governador Flávio Dino (PC do B) e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) estão tecnicamente empatados na disputa pelo comando do Palácio dos Leões.

É o que revela pesquisa do Instituto Vox Populi, contratada pela agência de publicidade Jakarta e, cujo resultado, foi divulgado nesta segunda-feira (04) durante coletiva de imprensa no Hotel Luzeiros, em São Luís.

Foi a primeira vez que um instituto nacional de pesquisa aferiu a preferência do eleitorado maranhense para o pleito de 2018, que caminha para um segundo turno, de acordo com o levantamento.

Também foram analisados os cenários para a eleição de senador, presidente da República e simulações de segundo turno para o governo.

No levantamento estimulado (aquele no qual os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado), Dino e Roseana aparecem empatados – levando-se em consideração a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O comunista pontou com 37% das intenções de voto contra 35% da peemedebista.

O deputado Eduardo Braide (PMN) aparece em terceiro com 7% seguindo por Roberto Rocha (5%); Maura Jorge (3%), Ricardo Murad (2%) e Eliziane Gama (1%). Brancos e nulos somaram 9% e 2% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa espontânea (aquela na qual são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos), Dino aparece com 22% e Roseana com 17%.

Foram entrevistas 1.007 pessoas em 38 municípios maranhenses, no período de 10 a 28 de novembro.

Segundo turno – Em um provável segundo turno, o levantamento simulou o enfrentamento entre Flávio Dino, Roseana Sarney e o senador Roberto Rocha (PSDB).

No primeiro embate entre o governador e a ex-governadora, o comunista venceria a peemedebista por 47% contra 42%.

Na simulação envolvendo Roseana e Rocha, o resultado foi o seguinte: 57% contra 22%.

No confronto entre Dino e o senador, o primeiro vence o segundo por 82% contra 22%.

Rejeição – No quesito rejeição, a ex-governadora aparece em primeiro lugar com 25%, seguida por Flávio Dino (16%); Ricardo Murad (12%); Roberto Rocha (9%); Eduardo Braide (7%); Maura Jorge (2%) e Eliziane Gama (1%). 6% dos entrevistados disseram não rejeitar nenhum dos nomes e 9% afirmou não votar em nenhum deles. 5% dos não responderam.

Blog do Gláucio Ericeira