A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca(SAGRIMA), assinarão nesta quarta-feira (6), às 15h, no auditório do Palácio dos Leões, a Instrução normativa que facilita o comércio na Região Metropolitana e auxilia no combate o abate clandestino.

Esta medida permitirá aos estabelecimentos inspecionados com Selo de Inspeção Municipal (SIM) de qualquer um dos 13 municípios que compõe a região metropolitana comercializem em toda a região. Assim, a população de toda a Região Metropolitana terá acesso facilitado a produtos inspecionados, portanto de qualidade garantida.

Apenas em São Luis, 41 estabelecimentos são devidamente registrados com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), como frigoríficos, supermercados, e clínicas animais. “Mais uma importante vitória também na ação de combate ao abate clandestino, onde os 41 estabelecimentos registrados pela Defesa e Inspeção Sanitária da Semapa em São Luís poderão comercializar seus produtos com garantia de qualidade e segurança alimentar para a população, abrangendo o número de municípios, com maior escoamento nas vendas e aumentando a geração de trabalho e renda na capital”. Destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Para a ocasião foram convidados os representantes dos estabelecimentos que possuem o SIM, que serão diretamente beneficiados pela medida, além de representantes das Prefeituras de todos os municípios contemplados, sendo eles: Alcântara, Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Bacabeira, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís.

O presidente da AGED, Sebastião Anchieta, ressaltou que “Essa assinatura é mais um importante passo do governo para a questão do abate clandestino, levando a mesa do consumidor maranhense alimentos devidamente inspecionados e fortalecendo o trabalho executado pela AGED, além disso essa movimentação no comércio é muito positiva e estimulará a economia do Estado.”

Para o secretário da SAGRIMA, Márcio Honaiser, “O objetivo do Governo do Estado é incentivar o comércio de produtos adequados às normas de inspeção, beneficiando diretamente o setor produtivo e a população, que terá acesso ampliado a produtos com sanidade. Esta medida inicialmente contempla os municípios da Região Metropolitana, mas já estamos pensando em como ampliá-la a outras regiões do estado”.