Vice-prefeito de Cândido Menes, Jofran Braga Costa.

Vice-prefeito de Cândido Menes, Jofran Braga Costa.

O jovem empresário e vice-prefeito da cidade de Cândido Mendes – MA, Jofran Braga Costa (PEN), entrou na mira do Ministério Público do Maranhão no último dia 10 de Outubro.

Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Blog do Maldine Vieira, Jofran é suspeito de participar de um forte esquema de desvio de dinheiro público instalado na prefeitura de São João dos Patos na gestão do ex-prefeito Walbênio Souza

A atuação do vice-prefeito, que na época era apenas ‘empresário’, se deu através da empresa J.B empreendimento – LTDA.

De acordo com levantamento realizado junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a empresa foi fundada em 2013, e deveria funcionar na  Rua Elias Tromps, Nª 57, no centro de Cândido Mendes. O empreendimento é registrado em nome do próprio Jofran e possui capital social de R$ 600 mil.

A J.B possui em seu código de descrição e atividade econômica principal, serviços voltados para locação de automóveis sem condutor, e possui ainda, outras 23 atividades secundárias.

No entanto, conforme denuncias encaminhas ao Ministério Público, a empresa foi contratada em 2015 por mais de R$ 5 milhões mesmo sem possuir qualquer veículo registrado em seu nome, e nem mesmo uma sede indicasse a capacidade de realizar os serviços.

Ainda de acordo com as denuncias, a empresa de Jofran Braga sublocava veículos do tipo ‘pau-de-arara’ para tentar driblar os órgãos de fiscalização. O recursos para pagamentos dos ‘desserviços’ saíram do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

O MP busca agora, realizar diligências, colher certidões, depoimentos, afim de apurar a existência de improbidade administrativa e ingressar futura ação civil pública contra os responsáveis.