A Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), realizam nesta quinta-feira (9), das 13:30h à 17:30h, ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos na Zona Rural. A ação contempla pequenos produtores agrícolas de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, e São Luís.

A ação é realizada pelo Sistema Campo Limpo, com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged).

O Sistema Campo Limpo, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Já o Maranhão é o 2º do Nordeste em destinação adequada desse material.

“Mais uma ação realizada com a parceria da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, contemplando os agricultores familiares e pequenos agricultores da capital, mostrando a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população que consome os produtos agroecológicos da nossa terra”, destaca o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Governo do Estado e Prefeitura de São Luís vêm apoiando a iniciativa, em parceria com associações e sindicatos de produtores, mobilizando os agricultores a comparecerem às centrais e postos de recebimento de embalagens, localizados nos municípios de Imperatriz, Balsas, Alto Parnaíba e Anapurus e nas ações itinerantes de recebimento.

“O recebimento itinerante é uma ferramenta que foi criada para inserir o pequeno agricultor em todo o processo de destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, que são agentes contaminadores que podem trazer riscos à saúde deles e do meio-ambiente”, explica o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.

Só em 2016, os produtores maranhenses devolveram mais de 780 mil kg de embalagens vazias de agrotóxicos para uma destinação ambientalmente correta.
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a ação conjunta reforça a preocupação do Governo do Estado com a produção agropecuária sustentável.

“Nós temos incentivado, não só no Agropolo da Ilha, como nos demais Agropolos, a produção agroecológica, com menor uso de agrotóxicos, e colaborar com uma iniciativa como esta, que trabalha mais uma etapa da cadeia produtiva, só reforça a intenção de termos uma produção cada vez mais sustentável”, afirmou.

Data: Quinta-feira 09/11/2017
Hora: 13h30 às 17h30
Local: Associação Recreativa e Beneficente da Matinha (BR-135, km 10, Maracanã, São Luís. Próximo ao Restaurante Amarelinho).