A programação especial deste domingo (15) da Feirinha São Luís, em homenagem às crianças, atraiu um grande público infantil para Praça Benedito Leite. O projeto realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), já é o ponto de encontro das famílias ludovicense, que procuram uma opção de lazer para os fins de semana. A Feirinha é uma oportunidade de realizar compras com comodidade, segurança, além de ofertar programação cultural, produtos da agricultura familiar e pratos da culinária local.

A fisioterapeuta, Carolina Mendes sempre vai à Feirinha com o esposo e o filho, e dessa vez trouxe os sobrinhos também. “É um espaço família, eu aproveito pra fazer a feira da semana, compro frutas e verduras, enquanto o maridão lancha e meu filho se diverte. Hoje trouxe os priminhos dele também pra comemorar o dia das crianças”, explicou Carolina.

Neste domingo a feirinha trouxe em sua programação cultural, contação de histórias, espetáculo teatral, música e dança. Hugo Trancoso, de 8 anos, disse que gostou muito das brincadeiras. “Eu quero vir todo dia brincar aqui com meus coleguinhas, é muito legal”, disse o pequeno Hugo.

Promovendo a reocupação do Centro Histórico desde junho, a Feirinha São Luís tem como sua principal bandeiras o fortalecimento da agricultura familiar, integrando as políticas públicas para a área, implantadas na gestão do prefeito Edivaldo.

O evento visa dar oportunidade ao produtor de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos. Além do viés da agricultura, a Feirinha também tem atraído grande público em razão de agregar cultura, artesanato e gastronomia em um mesmo espaço.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, destaca que o projeto Feirinha São Luís é pensado para toda a família. “A Feirinha São Luís é esse caldeirão de coisas boas que temos aqui em São Luís, coisas que nossa gente gosta, e que o turista aprova. Nada mais justo do que presentearmos nosso público com uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças”, disse o secretário.

LITERATURA

 

No espaço literário, instalado no coreto da Praça Benedito leite, teve ainda momento de autógrafo com o autor maranhense, Wilson Marques, expondo seu livro recém lançado, Criações – Mitos Tenetehara, que tem como foco contos do povo indígena que habita regiões da Amazônia maranhense.

“São mitos que já haviam sido recolhidos antes por pesquisadores e que decidi recontar tendo como recorte a criação segundo a visão destes índios. Uma forma de preservação da memória deles que perpetuam sua cultura, principalmente por meio da oralidade”, diz o autor Wilson Marques.

GASTRONOMIA

Neste domingo, a Barraca do Chef teve como convidado Delmo Junior, do Restaurante Feijoada Sabor, especializado em comida típica brasileira. No seu menu, feijoada, mocotó e rabada. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.

Nas edições anteriores, nomes de peso como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha e Paulo Coimbra, Murylo Luna, Rosângela Roxo, Suely Almeida, Adriana Saulnier, Danilo Sousa e Warwick Trinta conquistaram o público pelos sabores de seus pratos.

Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.