Construtora Amorim Coutinho.

Construtora Amorim Coutinho na mira da Justiça.

O Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da 3ª promotoria de justiça de Paço do Lumiar, abriu no dia 18 de setembro, inquérito civil para apurar possível pratica de crime ambiental cometido pela Construtora Amorim Coutinho, na construção do Residencial Cidade Verde I e II, localizado em Paço Lumiar.

De acordo com portaria publicada pelo MP na ultima terça-feira (26), o Rio da Mercês, afluente do Rio Santo Antônio, sofreu severo impacto negativo decorrente da execução dos empreendimentos imobiliários.

O rio, que é intermitente, durante a construção do residencial, teve sua largura reduzida de 35 metros para aproximadamente 10 metros, e logo depois foi aterrado e canalizado com bueiros circulares de concreto, para a drenagem de água pluvial.

A construtora implantou ainda, um sistema de rede de esgoto interligada à Unidade de Tratamento de Esgoto (ETE) de outro residencial, cujo corpo receptor é o Rio Cururuca, também afluente do Rio Santo Antônio, gerando um impacto ambiental ainda maior.

Outra irregularidade apontado pelo MP, foi que não houve Outorga de Direito ( autorização do Estado, por prazo determinado, para uso de recurso hídrico)  para fins de diluição de efluentes do Residencial Cidade Verde.

O MP alerta também, que a situação tende a se agravar com a implantação, na outra margem do Rio da Mercês, do empreendimento Residencial Cidade Jardim, também de propriedade da Amorim Coutinho.

VEM BRONCA GRANDE POR AÍ…