Dois homens acusados de aplicar golpes de compra e venda de carros na internet foram presos pela Polícia Civil. Segundo a polícia, a dupla agia com nomes falsos e acredita-se que já tenha feito dezenas de vítimas no Maranhão em alguns estados do Brasil.

De acordo com as investigações, Cleiton Alves e seu comparsa compravam carros por meio de depósitos bancários em envelopes que não haviam nenhuma quantia dentro. Em seguida, os estelionatários que usavam nomes falsos, revendiam esses carros para outras pessoas, apresentando todos os documentos legais

O crime foi descoberto após uma das vítimas da dupla, ter tido seu carro apreendido após a verdadeira dona do carro ter registrado um boletim de ocorrência em Imperatriz, a 626 km de São Luís, afirmando ter sido vítima de um golpe. Segundo a ocorrência, a dona do carro assinou um documento de transferência do veículo no dia 14 de junho para o estelionatário e ao perceber que o dinheiro não estava em conta, ela fez a denuncia para a polícia.

Durante esse intervalo de tempo, o carro foi revendido para a vítima em São Luís. Ela afirma que durante todo o processo de venda não desconfiou da ação criminosa. “Marquei um encontro com ele para ver o carro, né? E ai ele apareceu com o carro, eu vi a documentação, tava com nota fiscal, recibo assinado, registrado em um cartório lá em Imperatriz, para o nome dele. Ele me apresentou uma identidade. Aos meus olhos estava tudo normal, e ai a gente foi em um despachante”, conta.

Interessada no veículo e sendo pressionada pelo golpista, a compradora adiantou 14 mil reais e esperava o financiamento do total restante. A vítima recebeu o carro no dia 16 de junho, dois dias após o golpe ter sido aplicado na vítima em Imperatriz. Quatro dias após a vítima ter realizado as vistorias no carro, ela foi surpreendida pela polícia em sua casa. “Foi constrangedor ter a policia na porta da minha casa, foi constrangedor admitir isso, porque muita gente vai associar”, disse.

Depois de repassar o veículo de forma fraudulenta à vítima de São Luís, os estelionatários aplicaram mais um golpe no município de Vitória do Mearim, a 178 km da capital. A ação dos criminosos não teve sucesso e o carro comprado na cidade não chegou a ser vendido e a dupla localizada pela polícia.

Segundo o delegado da delegacia de roubos e furtos de veículos, Jeffey Furtado, a dupla foi localizada em hotel na cidade Presidente Dutra, a 347 km de São Luís. “Nós conseguimos identificar essas pessoas com nomes falsos e localizamos o veiculo produto do crime, que foi trazido para a delegacia. Em seguida conseguimos identificar que os mesmos partiram no dia anterior para a cidade de Presidente Dutra, onde entramos em contato com o delegado de lá e localizou os mesmos em um hotel portando documentos falsos e inclusive de um segundo veiculo que adquiriram forma fraudulenta”, conta.

Cleiton Alves já foi preso em Goiânia por estelionato em Goiânia e tinha outro mandado de prisão em aberto.

O delegado alerta que fazer a identificação prévia de quem está lhe vendendo o veículo é uma forma de garantir que o individuo não caia em golpes. “Quando você for comprar um veiculo sempre é bom identificar as pessoas nas quais você está fazendo negócio, saber a procedência delas, se elas possuem endereço fixo. Você deve tentar entrar em contato com o proprietário, não com terceiros. Porque normalmente são outras pessoas que não são proprietário dos veículos, os negociam”, disse.

(Informações do G1;MA)