Sérgio Vieira anuncia a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Polo Siderúrgico do Maranhão

Sérgio Vieira anuncia a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Polo Siderúrgico do Maranhão.

Em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira, 31, o deputado Sérgio Vieira (PEN), destacou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Siderúrgica do Estado do Maranhão, que terá como coordenadores os deputados Sérgio Vieira e Zé Inácio (PT).

A Frente – criada a partir da Resolução Legislativa nº 773/16, foi publicada no Diário Oficial do dia 29 de Maio de 2017 e contou com o apoio de todos os deputados –  é uma entidade associativa que defende interesses comuns, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política da Assembleia Legislativa do Maranhão e tem como objetivo defender a atividade da siderurgia, geração de empregos e desenvolvimento econômico neste setor.

Sérgio Vieira lembrou que a criação da Frente surgiu a partir da realização de uma audiência pública realizada no último dia 18, na cidade de Açailândia, onde um dos encaminhamentos foi exatamente a criação da Frente para discutir e buscar soluções para a greve crise pela qual passa a indústria siderúrgica na região Tocantina.

“Foi um compromisso feito na Audiência Pública, realizada em Açailândia, e que nós estamos hoje cumprindo este compromisso. Essa Frente é importante porque a Casa Legislativa se coloca à disposição do setor siderúrgico para fazer discussões; para encontrar as causas dessa crise e para juntos lutarmos para implementarmos essas soluções. Com a ajuda desta Casa, o setor ganha um reforço enorme. Nós estamos nos colocando à disposição através dessa Frente para receber os representantes do Sindicato das Indústrias do Setor Siderúrgico, SIFEMA, na pessoa do presidente Cláudio Azevedo que também participou daquela audiência”, afirmou Sérgio Vieira.

Com a Frente Legislativa, afirma Sérgio Vieira, tanto o governo do Estado como a bancada federal do Maranhão, serão acionados para que se possa buscar uma solução para a crise que o setor enfrenta, evitando, principalmente, a demissão de centenas de trabalhadores.

“É com muita alegria que hoje anuncio que estamos cumprindo mais uma etapa, mais um compromisso, mais um encaminhamento da audiência pública que foi realizada na cidade de Açailândia, com a criação da Frente Legislativa. É com muita satisfação que quero agradecer aos colegas que nos apoiaram; quero agradecer ao presidente que permitiu que nós fôssemos fazer essa audiência na cidade de Açailândia cujos frutos estão rendendo, pois essa Frente vem ao encontro de um encaminhamento feito e está aqui mais um compromisso que nós assumimos lá naquela audiência e que estamos cumprindo hoje”, disse ele.

Entidade associativa

O Artigo 1º que diz:  que a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Siderúrgica do Estado do Maranhão é uma entidade associativa que defende interesses comuns. Constituída por representantes de todas as correntes de opinião política da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, tem como objetivo defender a atividade da siderurgia, geração de empregos e desenvolvimento econômico nesse setor.

Dentre as finalidades da Frente, constam : I – acompanhar a política oficial na área econômica, em especial da atividade industrial no ramo da siderurgia no Estado do Maranhão; II- promover debates, simpósios, seminários e outros eventos; III- promover o aperfeiçoamento da legislação sobre o assunto; IV – promover o intercâmbio com outras instituições e parlamentos com o propósito de fortalecer a siderurgia, para que gere mais empregos e qualidade de vida para a sociedade maranhense.

“O mais importante aqui é defender a geração de empregos, porque sabemos o quanto os trabalhadores desse setor estão sofrendo, mas eles sabem agora que, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, existe uma Frente Legislativa. A Casa está à disposição, aberta a discussões, aberta para recebê-los a fim de tratarmos das soluções”, afirmou Sérgio Vieira.