Começam nesta segunda-feira (29) e vão até o próximo dia 1º de junho em todo o estado do Maranhão as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Das 51.913 vagas oferecidas em todo o país, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) oferecerá 3.238. Para participar do certame o candidato precisa ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação.

As inscrições podem ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br/.

Nesta edição, a novidade será a inclusão de vagas reservadas a pessoas com deficiência, conforme determinado pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que alterou a Lei de Cotas.

Ao todo, estão sendo oferecidos, em diversas áreas de conhecimento, 1.462 cursos de graduação, podendo o candidato optar por até dois deles. As maiores ofertas de vagas são para Administração com 1,7 mil, Pedagogia com 1,6 mil, Matemática somando 1,5 mil, Ciências Biológicas com 1,4 mil, Direito com 1,4 mil, Engenharia Elétrica com 1,3 mil e Medicina totalizando 1,3 mil.

Para participar, o candidato deve acessar a página do Sisu com o número de inscrição e senha do Enem de 2016 e definir os seus cursos por ordem de preferência. Também podem concorrer os estudantes que já estiverem matriculado em um curso de graduação e que tentam uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Esta segunda edição do Sisu será realizada em uma única chamada, estando o resultado previsto para ser divulgado em cinco de junho.

G1;MA