A Prefeitura de São Luís e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebraram, nesta sexta-feira (26), Acordo de Cooperação Técnica para abertura de campo de estágios a alunos da instituição, na área de Ciências Agrárias. O convênio instituindo a colaboração mútua foi assinado pelo prefeito Edivaldo e o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, em solenidade realizada no Palácio La Ravardière. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com a Divisão de Estágios e Monitoria da Uema. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro prestigiou a solenidade.

“Uma importante parceria na qual a Prefeitura de São Luís coloca à disposição da Uema toda a sua expertise na área agrária, com o propósito de contribuir com a formação prática dos acadêmicos, abrindo novos campos para a experimentação científica, fomentando o conhecimento e o crescimento desses estudantes. A Prefeitura e a Uema sempre mantiveram um excelente relacionamento institucional e, com essa parceria, consolidamos ainda mais esse espírito colaborativo entre ambas as instituições”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O convênio prevê a abertura de campos de estágios nas modalidades obrigatório e não obrigatório, voltados aos alunos dos cursos da área de Ciências Agrárias, como agronomia, zootecnia, engenharia de pesca e medicina veterinária. A parceria tem como objetivo proporcionar aos estudantes que estiverem regularmente matriculados na universidade a atuação prática nos setores ligados à Semapa, nas ações, projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís no setor agrícola.

“Com essa parceria, a Prefeitura contribui de forma significativa para a formação desses estudantes, pois abre novas portas e expande as possibilidades de estágios para conhecimento prático dos universitários, nessa etapa tão fundamental da experimentação científica que eles precisam vivenciar”, disse o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro.

Os estágios terão duração de um ano com possibilidade de prorrogação máxima para mais 12 meses. A finalidade é proporcionar a complementação da aprendizagem, constituindo-se em um instrumento de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, visando propiciar ao estagiário o desenvolvimento na prática de sua futura profissão. Os estágios serão planejados e acompanhados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares da instituição.

PARCERIA

O reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, destacou como uma honra para a universidade poder contar com a colaboração da Prefeitura nesse processo tão importante da vida acadêmica dos alunos da instituição. “A relação entre a Prefeitura de São Luís e a Uema sempre foi de muita colaboração, o que agora se materializa ainda mais na efetivação dessa importante parceria que beneficiará nossos estagiários da área de Ciências Agrárias, abrindo seus campos de trabalho no setor para o treinamento de nossos estudantes e contribuindo com sua formação profissional”, disse o reitor.

Ainda conforme o reitor, inicialmente, o acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Uema contempla os cursos da área de Ciências Agrárias, mas a perspectiva é expandir a parceria para a oferta de estágios em outras áreas acadêmicas, como biologia, geografia e administração, por exemplo.

“A Prefeitura vai colocar à disposição da Uema toda a sua expertise no setor agrícola, para proporcionar aos estudantes da área a expansão do seu conhecimento, contribuir com o seu processo de ensino-aprendizagem visando à melhor formação dos futuros profissionais”, afirmou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Participaram também da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Tati Lima (Informação e Tecnologia), a chefe da Divisão de Estágios e Monitoria da Uema, Lígia Tchaika; técnicos da Uema, entre outras autoridades municipais e da instituição de ensino de superior.