Secretário de administração de Bacuri-MA, João Rosendo 'Ficha Suja'

Secretário de administração de Bacuri-MA, João Rosendo, ‘Ficha Suja’

O prefeito interino da cidade de Bacuri-MA, Mauro Rocha Mendonça, nomeou para o cargo de secretário de administração, João Rosendo de Santana, considerado ‘ficha suja’  pelo TCE-MA. Rosendo é ex-secretário na gestão de Dr. Washington, (PDT) –  que teve seu registro de candidatura cassado pelo TRE-MA em dezembro de 2016. (VEJA AQUI).

A condenação de João Rosendo no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) é referente a oito anos em que exerceu o cargo de secretário de administração na gestão de Dr. Washington, entre 2004 à 2012.

Segundo fontes ligada ao Blog do Maldine Vieira, a nomeação de Rosendo faz parte de um acordo entre Dr. Washington e Mauro Rocha.  Além desta indicação, foram acertados também, que a secretaria de educação e saúde fosse comandada por pessoas ligadas ao ex-prefeito ‘ficha suja’.

Aprovada pelo senado em agosto de 2013, a proposta de emenda constitucional de Nª 6/2012 prevê a exigência da lei da ficha limpa para pessoas que ocupam cargo efetivo ou comissionado. A medida vale para os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e nas esferas federal, estadual e municipal.

Ainda segunda a lei, ficam impedidos de assumir cargos públicos aqueles que estão em situação de inelegibilidade em razão de condenação ou punição de qualquer natureza, na forma da Lei da Ficha Limpa, como crimes contra a administração pública – que é o caso de João Rosendo (condenado pelo TCE-MA), crimes eleitorais e crimes hediondos.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) precisa tomar providência urgentes para impedir que o secretário ‘ficha suja’ permaneça no cargo. E assim impedir qualquer dano aos cofres públicos do município de Bacuri-MA.

Certificado comprova a existência de contas julgadas irregulares no TCE-MA

Certificado comprova a existência de contas julgadas irregulares no TCE-MA