Em pleno sábado, a recuperação da avenida Coletora 7000, no Parque Vitória, seguiu intensa.

Em pleno sábado, a recuperação da avenida Coletora 7000, no Parque Vitória, seguiu intensa.

Bastou uma semana da nova gestão para São José de Ribamar sentir os ares da reconstrução efetiva do município. Já no primeiro dia, após a posse, em pleno feriado, tanto a sede como as demais regiões administrativas viram a prefeitura de fato nas ruas com suas equipes reconstruindo a combalida cidade.

Na limpeza pública, os serviços permanentes, incluindo capina, desobstrução de bueiros, entre outros, seguem a todo vapor. Compactadores e homens trabalhando são vistos em todos os cantos de São José de Ribamar o tempo todo. Na infraestrutura foram instaladas frentes de trabalho para recuperar ruas e avenidas que estavam intrafegáveis. Em todas as áreas da administração há ações visíveis e contundentes.

“Desde as primeiras horas do dia 1º temos trabalhado intensamente para recuperar ruas e avenidas dos bairros da cidade. Estamos com equipes distribuídas em vários pontos do município recuperando tudo que foi destruído. Nossa missão é reconstruir São José de Ribamar para que os ribamarenses voltem a sentir orgulho da cidade. E esse será o ritmo do nosso trabalho nos próximos quatro anos”, garantiu o prefeito Luis Fernando Silva (PSDB), durante vistoria a uma das obras.

Os serviços de limpeza pública na sede deram uma nova cara para a cidade.

Os serviços de limpeza pública na sede deram uma nova cara para a cidade.

Na área da infraestrutura, o objetivo do primeiro momento é priorizar locais nos quais as vias servem de corredores do transporte público, trajetos que ligam a unidades de saúde e escolas e que têm tráfego intenso.

As extensões das avenidas Panaquatira (Sede), Macarenhas de Moraes (Sarney Filho), Paraíso (Jardim Tropical), Luis Fernando (Vilas) Estrada da Mata (Mata), Coletora 7000 (Parque Vitória), entre outras vias, foram as primeiras a serem contempladas com as obras de recuperação. Algumas delas terão os serviços concluídos ainda nesta semana.

“São avenidas que estavam totalmente destruídas, quase intrafegáveis, simplesmente por falta de conservação”, afirmou o secretário Hilário Ferreira (SEMMAV).

Para a moradora do bairro J. Câmara, Maria de Lurdes, o prefeito iniciou sua administração com muita garra e força de vontade. “Faz muito tempo que não via máquinas nas ruas trabalhando. Estava viajando e, antes de sair, a Avenida Panaquatira estava toda esburacada. Era uma dificuldade para os carros, motos e até para nós, pedestres, trafegar. Hoje (quinta-feira, dia 5), quando cheguei de viagem tomei um susto ao ver que a avenida está uma maravilha”, relatou.

Na Avenida Panaquatira, principalmente no trecho do J. Câmara, a via voltou a ter trafegabilidade.

Na Avenida Panaquatira, principalmente no trecho do J. Câmara, a via voltou a ter trafegabilidade.

Ações diversas

Em outras áreas, como por exemplo, a Assistência Social, já começaram os procedimentos para a Cozinha Escola voltar a funcionar. No segundo dia de gestão, o prefeito fez uma visita e constatou a deterioração do prédio e o desabastecimento da cozinha. Os projetos Meninos do Santuário e Voluntários, também estão sendo reimplantados, após aprovação das medidas na Câmara Municipal, no terceiro dia da administração.

Na Saúde, as consultas, de todas as especialidades, passaram a ser marcadas nos postos de saúde para evitar as enfadonhas filas. Além disso, as unidades que estavam fechadas, 11 no total, já estão recebendo a atenção da secretaria para voltarem a funcionar brevemente. Médicos passaram a atender diariamente. De acordo com informações registradas na folha de pagamento do governo passado, teve caso de médico receber mais de R$ 40/mês e não aparecer mais do que duas vezes durante a semana na unidade na qual estava lotado. Na nova gestão, a folha será parametrizada e situação como esta jamais será repetida.

O servidor que requerer aposentadoria ou auxílio doença já não terá mais um “não”, seco e irresponsável, como resposta. Sob a nova gestão, o Instituto de Previdência de São José de Ribamar (IPSJR) adotou medidas republicanas e já promove com eficiência o acesso aos benefícios. Além disso, uma comissão está se debruçando numa avaliação sobre denúncias de malversação e de débitos registrados no IPSJR.

Em outro campo, que deverá ser uma das marcas da nova gestão ribamarense, a regularização fundiária, as primeiras medidas já estão sendo tomadas. Com respaldo de quem entregou mais de 20 mil títulos de propriedades, quando atuou na mesma área no município de Imperatriz, o advogado Daniel Souza estrutura e treina sua equipe para repetir o mesmo feito em São José de Ribamar, por meio da nova Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Cidadania (SEMREF).

A readequação urbanística do município foi outra determinação que obedeceu o planejamento feito ainda na transição. Logo na primeira semana, as Secretaria de Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI), Secretaria Municipal da Receita e Fiscalização Urbanística (SEMREC) e Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) atuaram em parceria em ações, inicialmente educativas, para alertar comerciantes que estão exercendo suas atividades em local inadequado a contribuírem com o resgate paisagístico do município.

Quem precisar dos serviços públicos ribamarenses ou circular pelo município agora, já vai sentir a grande diferença de se ter uma gestão profícua, presente e eficiente na tentativa de atender as demandas e aspirações dos cidadãos, da terceira mais populosa cidade do Maranhão.