Vereador estuda criação de projeto de lei com medidas anti-terremoto em edifícios de São Luís

Vereador estuda criação de projeto de lei com medidas anti-terremoto em edifícios de São Luís

Um tremor de baixa intensidade que atingiu São Luís nesta terça-feira (3) fez o vereador Umbelino Júnior (PPS) estudar uma proposta que pretende tornar obrigatória a instalação de tecnologia anti-sísmica – terremoto – em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, além de órgãos públicos de toda a capital maranhense.

A proposta que ainda não tem previsão para entrar em pauta na Câmara, segundo o parlamentar, visa garantir melhorias, segurança e melhor infraestrutura para a população ludovicence que frequenta ou trabalha nesses estabelecimentos.

“Esse projeto para nossa Ilha, abrangeria os prédios públicos como escolas, creches, hospitais, entre outros, a população ludovicence seria a primeira do estado a contar com os benefícios da tecnologia anti-terremoto”, ressaltou o parlamentar em contato com o blog.

TECNOLOGIA EM OUTROS PAÍSES
Em outros países como no Japão, essa tecnologia já está em prática. Lá, os prédios ganharam alicerces com suspensão para absorver o impacto gerado pelo terremoto. Nos imóveis como os do governo japonês, são instalados amortecedores eletrônicos, que podem ser controlados à distância. Em prédios mais simples são usados amortecedores de molas que funcionam de um jeito parecido à suspensão de veículos.

É utilizado material especial para amortecer as junções entre as colunas, a laje e as estruturas de aço que compõe cada andar. Todos os andares possuem, além de paredes de concreto, uma estrutura de aço interna, que ajuda a suportar o peso do prédio.

Prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é evacuado após tremor.

TREMOR EM SÃO LUÍS
Na manhã desta terça-feira (3), por volta das 5h, um fenômeno inesperado denominado “tremor de adaptação” abalou São Luís e algumas cidades do Maranhão. Foram horas de desespero e temor por quem  presenciou o tremor.

De acordo com o professor de Geografia Física da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), Luís Jorge Dias, esse fenômeno ocorreu em virtude de acomodação por conta das rochas estarem absolutamente saturadas do peso que elas suportam.

“Esse tremor de acomodação aconteceu por conta das rochas estarem absolutamente saturadas do peso que elas suportam, do solo pra baixo, e isso permite a retirada de água sem injeção de absolutamente nada. Por conta disso, as rochas se acomodam no solo até alguns poucos quilômetros de profundidade. Um abalo dessa natureza para ser perceptível por nós deve ter sido entre 3.5 e 4.5 na escala Richter”, explicou.