Gastão Vieira é exonerado da presidência do FNDE

Gastão Vieira é exonerado da presidência do FNDE

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Gastão Vieira foi demitido do cargo nesta terça-feira (20).

Para o lugar do maranhense foi nomeado o baiano Silvio Pinheiro (PSDB) que foi indicado por Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM).

Silvio Pinheiro coordenou a campanha de ACM Neto e foi secretário de Urbanismo de Salvador.

Gastão Vieira vinha criticando a investida de senadores maranhenses que segundo ele vinham tentando derrubá-lo do comando do FNDE e chegou até a escrever sobre o assunto nas redes sociais. “Eu tenho certeza que eles não vão conseguir me derrubar”.

Nesta quarta-feira (21), Gastão Vieira se manifestou no Facebook sobre a saída do FNDE.

“Olá meus amigos, é com sentimento de dever cumprido, mas de caminhada interrompida pela metade, que anuncio que encerro hoje minha trajetória como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE. O jogo político é duro, meus amigos. E, muitas vezes, o que se leva em consideração não é exatamente aquilo que importa. Enfrentei muitas guerras à frente desta autarquia e, infelizmente, alguns daqueles que deveriam apoiar minha permanência por aqui, para que nosso estado do Maranhão tivesse maior representatividade em Brasília, foram os primeiros a tentar me apear do cargo. Contra esses, resisti. A duras penas resisti e sobrevivi os últimos meses. Paralelo a isso, havia a disputa com o DEM. E contra o DEM eu perdi a batalha. O partido pediu o cargo num acordo com o governo e marcou data limite para a entrega: terça-feira, 20 de dezembro, à meia noite. Estava dada a sentença. Infelizmente, mais uma vez, os interesses republicanos da educação brasileira não prevaleceram”, escreveu.