Advogada Mariana de Almeida Mesquita ao lado de Defensores e Servidores da Defensoria Pública de Caxias

Advogada Mariana de Almeida Mesquita ao lado de Defensores e Servidores da Defensoria Pública de Caxias

Foi realizada no auditório da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão – FACEMA (Caxias/MA), no dia 24 de novembro, quinta-feira, palestra sobre o Sistema de Processo Judicial Eletrônico, ministrada pela advogada Mariana de Almeida Mesquita. A iniciativa partiu de uma parceria entre a Coordenação do curso de Direito da faculdade e o Grupo #VemComigo.

Participaram da palestra, Advogados, Defensores e Servidores da Defensoria Pública de Caxias e alunos do 9º e 10º período de Direito, já aprovados no Exame da Ordem. A advogada Mariana fez um breve resumo do trabalho desenvolvido pelo Grupo #VemComigo e também explicou o funcionamento do Sistema Processo Judicial Eletrônico – PJE, plataforma que foi elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros.

Ainda segundo ela, atualmente 32% do Judiciário maranhense já têm processo tramitando na plataforma eletrônica PJE, e Caxias vai receber uma extensão da plataforma nas varas cíveis, de família e fazenda pública em breve. O principal objetivo buscado pelo CNJ é elaborar e manter um sistema de processo judicial eletrônico, capaz de permitir a prática de atos processuais pelos advogados, magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente do processo tramitar na Justiça Federal, dos Estados, Militar dos Estados e da Justiça do Trabalho.

87 kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados com o Mini-Curso

87 kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados com o Mini-Curso

Outra marca do evento foi seu aspecto social. 87 kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados com o Mini-Curso. “Como todos os cursos do Grupo #VemComigo são gratuitos, resolvemos fazer uma cobrança simbólica de 1 kg de alimento. Nessa edição, os alimentos arrecadados foram entregues para o Lar da Divina Providência”, informa Amanda Glauca, uma das organizadoras do Minicurso.

O “#VEMCOMIGO PARA O PJE” foi mais um dos eventos do Grupo “#VemComigo”, um grupo de advogados que se conheceram na OAB e trocam suas experiências profissionais diárias nas mais diversas áreas do direito, buscando sempre ajudar a classe, sobretudo o advogado em início de carreira. “Ainda faremos outros cursos como esse em áreas como consumidor, processo civil, direito do trabalho, sempre dentro de uma ótica do dia-a-dia do advogado”, destaca Mariana Mesquita.