Propriétario da Canapus construções, Parmênio Mesquita de Carvalho

Proprietário da Canapus construções, Parmênio Mesquita de Carvalho

Mais um escândalo pode vir à tona e abalar o meio empresarial do Maranhão. Segundo o relatório técnico do Núcleo de Estudos Econômico-Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda, obtido pelo Blog do Neto Ferreira, a Canopus Construções Ltda, de propriedade de Parmênio Mesquita de Carvalho, pode estar envolvida na Máfia da Sefaz e deve virar alvo por obter benefícios tributários durante o governo Roseana Sarney.

De acordo com o documento, a Canopus foi beneficiada de setembro de 2011 a agosto de 2012 com o pagamento de 0% de imposto. Entre setembro de 2012 a agosto de 2013, a empresa pagou apenas 1% de ICMS. A porcentagem aumentou entre setembro de 2013 e agosto de 2014, mas continuou baixa e a construtora repassou aos cofres do estado apenas 2%.

E o benefício continuou a partir de 2014. A Canopus efetuou o pagamento de ICMS de apenas 3% referente ao seu patrimônio nesse ano.

O relatório técnico serviu como base para que o Ministério Público entrasse com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra a cúpula da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) mês de junho do corrente ano.

Durante o período de 2010 a 2014, a Sefaz beneficiou diversas empresas com o regime especial, desse modo deixou um rombo nos cofres públicos de R$ 410 milhões. Além disso, concedeu compensações de créditos tributários ilegais para diversos grupos empresariais.

Portanto, a Canopus também pode estar envolvida nesse esquema criminoso, que tem como integrantes a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o ex-secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, procuradores-gerais do Estado e membros do alto escalão da Sefaz.

Ao todo, a organização criminoso desviou cifras bilionárias dos cofres do Estado. (releia aqui e aqui)