Secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe

Secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe

Auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) durante o périodo de 1 a 12 de agosto de 2014, apurou irregularidades na aplicação de recursos federais destinados para São Luís através do programa de aperfeiçoamento do Serviço de Atendimento a Unidade Móvel (SAMU).

O total de recursos financeiros examinados foi de R$ 9,489,881,01 milhões e, segundo a CGU foi detectado um prejuízo de R$ 1,695,381,52 Milhões aos cofres públicos. Entre as manobras feitas pela Secretaria de Saúde, foi apontado que a quantidade de unidas móvel do SAMU em funcionamento era bem menor que o quantidade custeada pelo Ministério da Saúde.

A problemática na infraestrutura das ambulâncias foi outro fator encontra durante a inspeção, segundo a auditoria, foi detectado problemas em pelo menos 10 unidades móvel,o que, não deveria existir, pois a secretaria de saúde já havia apresentado a CGU um contrato de manutenção preventiva e corretiva da frota.

No contrato celebrado entre a secretaria e a empresa Ticket Serviços S.A, foi previsto o fornecimento de peças, serviços mecânicos, elétricos, pinturas e conserto de lanternagem, porém, foi constatado que a empresa não fornece seus serviços corretamente, além de deixar algumas unidades paradas por longo prazo dentro da oficina.

O falta de equipamento e material necessário para a prestação adequada do serviço dentro das ambulâncias, foi outro ponto identificado durante a inspeção.

Outra incompatibilidade verificada pelo auditores, foi o confronto na relação de profissionais registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) com a lista de servidores apresentados pela secretaria à CGU.

Segundo o levantamento, 37  profissionais cadastrados no CNES não constam na relação apresentada pelos dirigentes do SAMU, enquanto outros 49 profissionais incluídos na relação apresentada à CGU pela secretária Helena Duailibe não estão cadastrados no CNES.

Veja abaixo parte da Auditoria realizada pela CGU:

samu-01 samu-02 samu-03
samu-04 samu-05 samu-06
samu-07 samu-08
samu-09