kabaoO Prefeito de Cantanhede-MA, José Martinho dos Santos (DEM), conhecido como “Kabão” está  sendo alvo de uma Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa pelo Ministério Público Federal por desvio de recurso da saúde do município.

Kabão e mais cinco pessoas foram alvos da ação, entre elas estão: Marcos Antonio rodrigues de sousa ( Secretário de Governo), Antonio Emeterio Batista (Secretario de administração), Manoel Erivaldo calda dos Santos ( secretario de Governo), Claudia Melo Coelho ( ex -Secretária de Saúde) e Paulo Miller Brandão da Rocha (representante da empresa COOPES).

Segundo Auditória realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS) foi constatado irregularidades na contratação da Cooperativa de profissionais específicos da Saúde – Ltda ( COOPES), empresa terceirizada Cearense responsável por contratar profissionais da área da Saúde.

O relatório aponta diversos indícios de irregularidades na contratação de médicos e pessoas especializadas na área da saúde, muitas delas chegavam a nem cumprir expediente, causando um rombo gigantesco nos cofres do município, enquanto outras prestavam o serviço e não recebiam seus proventos corretamente.

A investigação também é referente aos processos licitatórios do ano de 2009, 2011 e 2013, na época a empresa não apresentou os requisitos necessários para que fosse vencedora das licitações, sendo assim constatado o ato ilegal da prefeitura em contratar a terceirizada para prestar o serviço

O processo está sob comando do Juiz  Clodomir Sebastião Reis e tramita na 3ª Vara Federal.

Em tempo: O blog trará nos próximos dias alguns extratos de contrato celebrados entre a prefeitura e a cooperativa investigada. O Ministério Público Federal deve ficar atento, pois, além da COOPES, existe outra cooperativa que vem faturando milhões dos cofres do Município, uma verdadeira “farra” com os recursos públicos de Cantanhede.

Veja abaixo a ação movida pelo MPF:

cantan-page-001-1
folha-1-page-002 folha-1-page-003