candidatos

A TV Guará divulga no Jornal Maranhão Acontece, o resultado de uma pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Exata. Essa é uma pesquisa diferente, das que foram divulgadas anteriormente porque se preocupou em saber o que mais o eleitorado espera do prefeito que será eleito, como também faz uma avaliação da atual administração municipal e também da estadual. Além disso, o levantamento avalia o desempenho dos candidatos à disputa da prefeitura de São Luís.

A partir desse resultado, a TV Guará vai adotar critérios para convidar os candidatos com melhor pontuação para o debate marcado para o dia 22 de setembro, além daqueles já definidos, conformes as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Lembrando que na última terça-feira, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral aprovaram o direito para que emissoras de rádio e de televisão possam convidar para debates os candidatos de pequenos partidos, ou seja, daquelas legendas que não preencham a obrigatoriedade de ter mais de nove deputados federais na Câmara Federal. Antes as legendas com representatividade no Congresso tinham o direito de vetar candidatos.

No primeiro cenário analisado, a pesquisa colocou a disposição os nomes dos nove candidatos a Prefeitura da capital e perguntou: se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para Prefeito de São Luís? Em primeiro lugar está Edivaldo Holanda Júnior com 32% das intenções de voto, em segundo Wellington do Curso que marcou 25 pontos percentuais. Eliziane Gama vem logo a seguir com 15%, Eduardo Braide marcou 3%. Rose Sales e Fábio Câmara, cada um, foi citado por 2% dos entrevistados. Zé Luís Lago do PPL e Cláudia Durans marcaram 1% cada. Valdeny Barros foi citado por menos de 1% dos entrevistados. Nenhum, branco e nulo marcou 10%. Não sabem 9%.

A pesquisa Exata e TV Guara foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o numero MA-01034/2016. Foram ouvidas entre os dias 5 e 07 de agosto, 800 pessoas na Zonal Rural e Urbana de São Luís. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. E o grau de confiabilidade é de 95%.

pesquisageral