DSC06616O Presidente da Câmara de Turiaçu , Anísio dos Santos ( PSD), vem cometendo um verdadeiro abuso de poder publico sob comando do legislativo Municipal, a pelo menos 1 ano e 5 meses Anísio não repassa o INSS dos servidores a previdência social.

Segundo denuncias repassadas ao Blog do Maldine Vieira a situação vem preocupado muitos vereadores, isso porque as Câmaras Legislativas não têm autonomia jurídica, embora o débito seja daquela casa, a cobrança recai sobre o Executivo municipal.

Ainda não se sabe ao certo o valor do rombo contraído pela Câmara nesse período, mais o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode chegar a descontar diretamente no valor do FPM ( Fundo de Participação do Município) de Turiaçu.

Uma forte suspeita é que o presidente estaria desviando este recurso para ajudar na campanha do seu candidato a prefeito, Pastor Branco (PSD), que tenta a todo custo tomar a prefeitura do atual prefeito, Umbelino Ribeiro (PV).

A falta de compromisso do vereador com o legislativo municipal pode levar a prefeitura a ser alvo da Justiça Federal e MPF por não realizar os repasses corretamente,  Anísio deve ser denunciado por improbidade administrativa e ter seus direitos cassados.

Segundo a constituição, deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuinte no prazo e forma legal ou convencional, é crime,  a pena de reclusão é de 2 a 5 anos, além da multa estabelecida pela Justiça.